quinta-feira, 9 de março de 2017

Tempo de revisitas : Santa Clara dos Cogumelos, Great Tastings e Bagos Chiado

1.Santa Clara dos Cogumelos
Este agradável espaço de restauração já foi aqui referido por diversas vezes, sendo a última em "Curtas (LXIX) : matar saudades...", crónica publicada em 13/12/2015.
Entre 6 Petiscos, 2 Sopas, 6 Pratos e 2 Sobremesas, todos com base em cogumelos, escolhi o petisco Ménage à Quatro (polenta, cogumelos, queijo e cebola confitada), o prato Risotto Santa Clara (porcini, trombetas, alecrim e nozes) e a sobremesa Tentações de Santa Clara.
Desta vez não fui para o vinho a copo, tendo optado pela saborosa cerveja artesanal Dois Corvos.
Como mais valia, este espaço tem agora armários térmicos para controlo de temperaturas, mas o serviço de vinhos deixa muito a desejar.
2.Great Tastings
Já o referi em "The Fork Fest (I) : restaurante Great Tastings", crónica pubicada em 19/11/2016.
Revisitei-o para testar o menu de almoço que custa 12,50 €, com direito a sopa, prato (à escolha entre 4 ou 5), sobremesa, bebida e café. Um bom preço para uma refeição completa.
Comi sopa de legumes, massada de bacalhau e sericaia com canela, menu este que acompanhei com um copo do tinto Lua Cheia em Vinhas Velhas 2014 - aromas primários, muita fruta vermelha, alguma acidez, volume e final de boca médios. Correcto e agradável, mas sem impressionar. Nota 16,5.
Por simpatia do dono, foi-me dado a provar, com a sobremesa, o Dona Maria Late Harvest 2011, correcto e simples, mas muito discreto. Nota 15,5.
3.Bagos Chiado
Também já aqui referido por diversas vezes, sendo a última em "Bagos Chiado : revisão da matéria", crónica publicada em 1/12/2016.
Optei pelo menú de 12 €, com direito à entrada (asas de frango crocantes com salada de arroz e puré de amendiom) e prato (arroz de camarão com hortelã), devidamente acompanhados por um copo do branco Vinha de Reis 2014, já mencionado e classificado numa das crónicas anteriores.
A garrafa veio à mesa, mas o vinho não foi dado a provar. Bons copos Schott, mas o serviço a baixar de qualidade. Nota-se a falta da Ana, uma profissional de 5 estrelas, que abandonou o projecto no final de 2016. Uma pena!
Quanto à lista de vinhos, com tudo datado, verifiquei que já foi corrigido o meu reparo quanto à separação dos verdes brancos dos outros. Só lhes fica bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário