domingo, 26 de março de 2017

Grupo dos 3 (56ª sessão) : um Alvarinho de respeito e um tinto surpreendente

Esta última sessão foi da responsabilidade do João Quintela que trouxe 2 brancos, 1 tinto e 1 late harvest e escolheu o Comendador Silva (Rua Latino Coelho,50A), um restaurante aberto em finais do ano passado e que eu ainda não conhecia. É um espaço acolhedor, com as mesas bem aparelhadas, guardanapos de pano e bons copos. Mas, no entanto, no melhor pano pode cair uma nódoa. Neste caso são as duas televisões ligadas, embora sem som. Não havia necessidade...
A gastronomia, a cargo do chefe Napoleão Valente, e o serviço de sala com o Vitor Pereira estiveram à altura dos acontecimentos. Recomendo vivamente este espaço e tenciono voltar.
Quanto aos beberes e comeres, desfilaram:
.Portal do Fidalgo Alvarinho 2011 - aroma intenso, presença de citrinos, belíssima acidez, notas amanteigadas, algum volume e final de boca. Este Alvarinho evoluiu muito bem e ainda está longe da reforma. Nota 17,5+.
Harmonizou bem com codorniz de escabeche e alheira de caça.
.Qtª do Sobreiró de Cima Reserva 2013 - nariz austero, fresco e mineral, boa acidez, volume e final de boca médios. Gastronómico. Nota 17.
Acompanhou um imperdível Arroz do Mar.
.Canameira Grande Reserva 2011 - aroma complexo, ainda com fruta, acidez equilibrada, especiado, taninos vigorosos, volume assinalável e final de boca muito longo. Complexo e harmonioso. Melhor daqui a 7/8 anos.Uma grande surpresa! Nota 18,5.
Casou bem com uma jardineira de coelho.
.Lenz Mozer Late Harvest 2005 - notas de tangerina e casca de laranja, acidez e doçura equilibradas, alguma gordura, volume e final de boca consideráveis. Nota 17,5.
Acompanhado por uma sobremesa com sericaia, citrinos e canela.
Mais uma boa sessão com os vinhos e gastronomia à altura, num espaço de restauração de qualidade.
Obrigado João!

Sem comentários:

Enviar um comentário