quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Bagos Chiado : revisão da matéria

No espaço de 2 meses, visitei este restaurante 5 vezes (a solo, com a companheira, com o Grupo dos 3, com um casal amigo e no jantar Qtª do Vallado), tendo-o referido aqui nas crónicas "Curtas (LXXX) : Bagos Chiado (...)", "Grupo dos 3 : brancos em alta no Bagos Chiado" e "Jantar Qtª do Vallado (...)", publicadas em 27/9/2016, 13/10/2016 e 29/11/2016, respectivamente e que não esgotaram o que há para dizer sobre este espaço.
A lista de vinhos tem alguma originalidade, fugindo da "chapa 5" da maioria dos restaurantes, a preços sensatos. Inventariei 4 espumantes (1 a copo), 26 brancos (3), 34 tintos (3), 2 rosés (1), 3 Portos, 2 Madeiras, 2 Moscatéis e 1 Licoroso, podendo ser bebidos a copo todos os fortificados. A única crítica a fazer é que os vinhos da Região dos Vinhos Verdes foram colocados separadamente dos restantes brancos, o que não faz sentido. Nas cervejas, nota-se a ausência das artesanais que agora estão na moda e pelas melhores razões: é que depois de ter provado uma destas, acho intragáveis as industriais.
Quanto a vinhos bebidos neste espaço, para além dos referidos nas crónicas indicadas registei:
.Vinha de Reis 2014 branco - com base nas castas Encruzado, Bical e Malvasia; bom equilíbrio entre a acidez, os citrinos e a estrutura. Gastronómico. Nota 17,5.
.Vicentino 2014 tinto - aroma discreto, fruta vermelha, razoável acidez, volume e final médios. Nota 17.
Quanto a comeres na lista, curta, constam 6 entradas, 5 peixes, 4 carnes e 5 sobremesas que incluem arroz. Entre outros pratos, registei e comi com muito prazer:
.caldo de legumes com cogumelos e massa de arroz
.costoleta de borrego com salada de pera e farinha de arroz
.carolino de carne de porco com lingueirão e coentros (divinal!)
De registar que de 3ª feira a sábado, ao almoço, se pode comer por
.12 € (entrada ou sobremesa e prato) ou
.15 € (entrada, prato e sobremesa)
Finalmente, o Bagos Chiado já foi objecto de críticas muito favoráveis em:
.Expresso (Fortunato da Câmara) - "O Bagos Chiado junta a nossa cozinha de arrozes a um dos melhores cozinheiros nacionais"
.Time Out (Alfredo Lacerda) - atribuiu 4 estrelas no máximo de 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário